468x60

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Flan de coco

Editora Globo 

Flan de coco

Receita de Hugo Delgado, do Obá Restaurante
Pudim
3/4 de xícara de coco ralado
2 xícaras de leite de coco
1 xícara de leite
1 fava de baunilha cortada ao meio (pode substituir por essência de baunilha a gosto)
8 gemas de ovos grandes
1/2 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de triple sec (licor de laranja) ou Curaçao Para o caramelo 1 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de água

Para untar
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 colher de sopa de água

Preparo
Forminhas: em uma tigela, bata à mão o óleo com a água até misturar. Com essa mistura, unte oito forminhas de alumínio para flan.
Caramelo: em uma panela, junte o açúcar e a água. Ferva em fogo baixo até o açúcar se dissolver. Mude para fogo alto e não mexa até adquirir uma cor âmbar profunda (ponto de caramelo). Imediatamente, divida o caramelo nas forminhas e movimente para que a base fique completamente coberta. Coloque as forminhas numa assadeira alta. Reserve.
Pudim: preaqueça o forno a 175ºC. Coloque o coco ralado em uma assadeira e toste por dez minutos (não deixe queimar). Em uma panela, misture o leite de coco e o leite. Raspe as duas metades de baunilha e acrescente-as à mistura com as sementes da fava. Esquente em fogo alto até ferver e retire do fogo. Cubra com papel filme e deixe descansar por dez minutos. Tire a fava. Na batedeira, bata as gemas e o açúcar até obter uma mistura branca e firme. Gradualmente, acrescente a mistura de leite e leite de coco ainda quente. Junte o triple sec ou Curaçao. Acrescente 1/2 xícara de coco tostado e distribua o preparo nas forminhas. Coloque água na assadeira e asse em banho-maria por aproximadamente 60 minutos ou até que os pudins estejam prontos – e só mexa um pouco a assadeira. Remova as forminhas da água. Deixe esfriar e, depois, coloque-as na geladeira de um dia para o outro para gelar bem. Na hora de servir, basta desenformar e cobrir o flan com mais flocos de coco tostados.
Rendimento: de 6 a 8 porções
{Por
revistacasaejardim.globo.com}

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
AVISO IMPORTANTE!!!
Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo, eu o removerei ou colocarei os devidos créditos.
Obrigada!!!!