468x60

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dando um Retoque programa Mais Você

Filhos fazem surpresa à mãe ao inscrevê-la no 'Dando um Retoque'


O Mais Você desta quarta-feira, 05 de outubro, deu um retoque na casa de mais uma família brasileira. Desta vez, a contemplada foi Juçara. A pedido da filha Juliana, o programa foi até a casa da aposentada, no Camorim, Rio de Janeiro, e reformou completamente a sala onde todos se reúnem.

A equipe de Jairo Sender ouviu todas as recomendações dos filhos e, baseada nisso, escolheu a história da família para o "Dando um Retoque". Para tirar Juçara de casa, os filhos combinaram com a avó, Odálea, que ligou fingindo não estar muito bem. “Imagina você sair de casa para ir até a casa da sua mãe, ficar ali dois dias e quando voltar encontrar uma sala novinha?”, questionou Ana Maria. E foi exatamente isso que aconteceu com ela.

Ao chegar no local e se deparar com as mudanças, Juçara ficou muito emocionada. “Você não sabe como eu estava lutando para conseguir fazer alguma coisa melhor para mim e para os meus filhos. Era o sonho do meu marido e o meu sonho”, admitiu a aposentada. No programa, Ana Maria recebeu Jairo que relatou as melhorias que foram feitas no cômodo. A apresentadora recebeu também as artesãs Adriana Zebulun e Teca Silvestre, que deram todas as dicas sobre os detalhes da reforma.

Flor de tecido:
- Haste de arame revestido (comprada pronta) - uma dúzia;

- Tiras de tecido já cortadas;

- Quadrados de tecido cortados com tesoura de picotar e com um furinho no meio.


O passo a passo
Com a cola quente faça uma bainha na tira de tecido. Coloque a haste na ponta dessa tira já dobrada e cole com cola quente. Comece a enrolar o tecido na haste e vá colocando mais cola de tempos em tempos para fixar. A flor pode ser enrolada continuamente para fazer um botão de rosa fechado ou franzida, para uma flor mais aberta. Para finalizar, enfie na haste de arame dois quadrados de pano furados no meio, que vão servir de folhas e vão dar acabamento ao franzido da parte de baixo da flor. O toque final é uma pequena borrifada de perfume.


Pingente para cortina feito com fuxico:
- Bola de isopor com 9 cm de diâmetro (pode ser de qualquer tamanho);

- Fuxico (para uma bola de 9 cm utiliza-se aproximadamente 40 fuxicos);

- Fita (2 m de qualquer fita bonita);

- Flores de tecido, três flores para o arremate da bola com a fita;

- Pingente de linha para arremate na parte de baixo da bola.


O passo a passo
Comece a colar os fuxicos no topo da bola de isopor com cola quente. Vá colando até cobrir toda a bola. Faça uma pequena fenda na parte superior da bola com um estilete e coloque um pedaço da fita para dentro dessa fenda com a ajuda de um pequeno alicate. Arremate com cola quente e coloque um fuxico sobre a fenda. Faça a mesma coisa na parte de baixo para colar o pingente de linha. No topo que tem a fita, cole três flores de tecido para dar o arremate final.


Fuxico:
- Círculo de tecido (com molde em cartolina) medindo 7cm de diâmetro.

O passo a passo
Com uma agulha e linha, faça um alinhavo na borda desse círculo e puxe a linha para franzir e fechar o fuxico com pontinhos de costura.


Pátina seca:
- Tinta acrílica branco neve;

- Lixa 180 e 400 para acabamento;

- Tinta acrílica ou pva para artesanato;

- Trincha larga para pátina;

- Rolinho de espuma amarela ou cinza escuro;

- Verniz acrílico para artesanato.


O passo a passo
Lixe toda a peça retirando o brilho do verniz (com lixa 180), depois remova todo o pó com a ajuda de um paninho seco. Passe três demãos de tinta acrílica branca na peça intercalando a secagem de uma hora entre uma demão e outra. Depois de totalmente seca, pegue a trincha e reserve num recipiente um pouco da tinta com a cor escolhida. Coloque um pouco de tinta no pincel, retire o excesso num paninho seco, passe delicadamente na superfície de cima para baixo, até que se perceba que a trincha está precisando de mais um pouco de tinta. Deixe secar completamente por meia hora. Pegue a lixa 400 e passe levemente em toda a superfície. Ela fica acetinada ao toque das mãos. Retire o pó e envernize com o verniz acrílico, são duas demãos, intercalando a secagem de uma hora entre uma demão e outra. OBS: essa pátina também serve para paredes, papelão, vidros e objetos de decoração em geral.


Estêncil:
- Estêncil ou mode vazado;

- Cola permanente para artesanato;

- Rolinho de espuma amarelo pequeno;

- Tinta acrílica branca e tinta acrílica na cor de preferência;

- Pincel cabo amarelo para passar a cola permanente.


O passo a passo
Para o efeito ficar legal, prepare a superfície da parede ou móvel com três demãos de tinta acrílica branca. Depois de seca, pegue a cola permanente e passe por trás do estêncil. Espalhe bem e aguarde 10 minutos; a superfície fica grude. Em seguida, coloque o estêncil pressionando-o com os dedos para que fique bem apoiado. Com ajuda de um rolinho pequeno de espuma amarela, passe um pouco de tinta, sem deixar muito molhado. Vá e volte com o rolinho de tinta em cima do estêncil. Depois retire o estêncil e deixe secar naturalmente por 10 minutos. Para finalizar, envernize a superfície com verniz acrílico para artesanato.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
AVISO IMPORTANTE!!!
Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo, eu o removerei ou colocarei os devidos créditos.
Obrigada!!!!