Decoração: cores e estampas dão personalidade ao quarto
Saiba como usar as cores e mesclar estampas para deixar seu espaço mais aconchegante
Renovar o visual do quarto é importante para se sentir bem e acolhida no lugar mais pessoal da casa. Cores, estilos e objetos traduzem a personalidade de cada pessoa e devem ser tratadas de forma especial na hora da decoração. Para planejar a mudança e dar um “up” na carinha do seu espaço, a arquiteta Vanessa Trad. dá algumas dicas para combinar cores e estampas:
Cores e sensações
Cada cor representa uma sensação. Para o quarto, o ideal é abusar de cores claras e neutras, que proporcionam tranquilidade. Se quiser optar por cores mais fortes e vibrantes, invista em usá-las nos acessórios. A vantagem de usar cores diferenciadas nos objetos da decoração facilita na hora de trocar, caso enjoe.
“A escolha das cores é muito influenciada pelo clima em que vivemos, e isso também reflete dentro de casa,” explica a arquiteta. Cada estação tem as cores que mais se destacam e também a moda dita tonalidades que pegam no gosto das pessoas. No entanto, colchas, cortinas e tecidos podem ser trocadas com mais frequência.
Na foto abaixo, Vanessa usou a tonalidade lilás e preta na cômoda para equilibrar o branco, que prevaleceu no ambiente. A cor usada na cama e nas paredes também ganhou o toque do cinza e do preto, que foram combinados nas almofadas e no papel de parede:
Equilíbrio é a palavra-chave
O contrário também funciona. Se a cor que prevalece no ambiente é mais vibrante, como o vermelho ou o laranja, e for usada na parede, então a dica é investir em objetos maiores com cores neutras, como uma colcha, tapetes, cortinas e poltronas.
No quarto abaixo, a arquiteta usou uma tonalidade mais escura do vermelho e obteve um efeito bem aconchegante. Para equilibrar o ambiente, os tecidos da cama e da cortina são em branco. Observe que a parede de cima da cama também leva os tons vermelho/branco e os lustres também proporcionam claridade e se destacam na metade vermelha.
Cores, estampas e acessórios
“Para investir em estampas é preciso ter bom-senso e equilíbrio, pois podem cansar,” lembra a arquiteta. A dica é valer do composê para criar um visual mais interessante.
O composê é quando criamos um equilíbrio entre formatos e tonalidades diferentes, mas que tenham algo em comum. É como combinar cores quentes e frias ou mesclar estampas, como florais, listras, xadrez e poás (bolinhas) para criar efeitos.
Na foto abaixo, Vanessa combinou o papel de parede em tonalidade rosê com estampa floral e usou uma colcha listrada com as mesmas cores da parede. O resultado foi um visual mais jovem e despojado. Com a poltrona em tom mais escuro e as paredes e cortinas claras, a delicadeza e a elegância tomaram conta do espaço.
Já no quarto a seguir, a combinação de estampas pode ser observada com o papel de parede em linhas circulares e as listras do edredom de linha egípcio. O contraste apenas acentuou a elegância, também promovida pelo uso do preto e branco.
Objetos e personalidade
Combinar cores e estampas proporcionam efeitos e dão personalidade ao lugar. No entanto, muitas vezes a graça do ambiente está na escolha dos acessórios e objetos que o compõem, principalmente quando eles revelam um pouco do estilo da pessoa que os escolheu.
Um quadro, por exemplo, pode dar vida a uma parede simples. Uma almofada diferente, um vaso de flor ou mesmo aquele porta-retrato com a foto de um momento especial podem fazer toda a diferença.
Para proporcionar bem-estar, a sua decoração deve ter a sua cara. Aposte naquilo que você já tem de especial e faça as combinações certas!
Texto: Larissa Faria
Consultoria: Vanessa Trad., arquiteta. Site: http://www.vanessatrad.com.br
Consultoria: Vanessa Trad., arquiteta. Site: http://www.vanessatrad.com.br
Nenhum comentário :
Postar um comentário