468x60

sábado, 7 de maio de 2011

Decoração: cores e estampas dão personalidade ao quarto


Decoração: cores e estampas dão personalidade ao quarto

Saiba como usar as cores e mesclar estampas para deixar seu espaço mais aconchegante 

Renovar o visual do quarto é importante para se sentir bem e acolhida no lugar mais pessoal da casa. Cores, estilos e objetos traduzem a personalidade de cada pessoa e devem ser tratadas de forma especial na hora da decoração. Para planejar a mudança e dar um “up” na carinha do seu espaço, a arquiteta Vanessa Trad. dá algumas dicas para combinar cores e estampas:

  

Cores e sensações

Cada cor representa uma sensação. Para o quarto, o ideal é abusar de cores claras e neutras, que proporcionam tranquilidade. Se quiser optar por cores mais fortes e vibrantes, invista em usá-las nos acessórios. A vantagem de usar cores diferenciadas nos objetos da decoração facilita na hora de trocar, caso enjoe.
“A escolha das cores é muito influenciada pelo clima em que vivemos, e isso também reflete dentro de casa,” explica a arquiteta. Cada estação tem as cores que mais se destacam e também a moda dita tonalidades que pegam no gosto das pessoas. No entanto, colchas, cortinas e tecidos podem ser trocadas com mais frequência.
Na foto abaixo, Vanessa usou a tonalidade lilás e preta na cômoda para equilibrar o branco, que prevaleceu no ambiente. A cor usada na cama e nas paredes também ganhou o toque do cinza e do preto, que foram combinados nas almofadas e no papel de parede:

  

  

Equilíbrio é a palavra-chave

O contrário também funciona. Se a cor que prevalece no ambiente é mais vibrante, como o vermelho ou o laranja, e for usada na parede, então a dica é investir em objetos maiores com cores neutras, como uma colcha, tapetes, cortinas e poltronas.
No quarto abaixo, a arquiteta usou uma tonalidade mais escura do vermelho e obteve um efeito bem aconchegante. Para equilibrar o ambiente, os tecidos da cama e da cortina são em branco. Observe que a parede de cima da cama também leva os tons vermelho/branco e os lustres também proporcionam claridade e se destacam na metade vermelha.

  

Cores, estampas e acessórios

“Para investir em estampas é preciso ter bom-senso e equilíbrio, pois podem cansar,” lembra a arquiteta. A dica é valer do composê para criar um visual mais interessante.
O composê é quando criamos um equilíbrio entre formatos e tonalidades diferentes, mas que tenham algo em comum. É como combinar cores quentes e frias ou mesclar estampas, como florais, listras, xadrez e poás (bolinhas) para criar efeitos.
Na foto abaixo, Vanessa combinou o papel de parede em tonalidade rosê com estampa floral e usou uma colcha listrada com as mesmas cores da parede. O resultado foi um visual mais jovem e despojado. Com a poltrona em tom mais escuro e as paredes e cortinas claras, a delicadeza e a elegância tomaram conta do espaço.


Já no quarto a seguir, a combinação de estampas pode ser observada com o papel de parede em linhas circulares e as listras do edredom de linha egípcio. O contraste apenas acentuou a elegância, também promovida pelo uso do preto e branco.

  

Objetos e personalidade

Combinar cores e estampas proporcionam efeitos e dão personalidade ao lugar. No entanto, muitas vezes a graça do ambiente está na escolha dos acessórios e objetos que o compõem, principalmente quando eles revelam um pouco do estilo da pessoa que os escolheu.
Um quadro, por exemplo, pode dar vida a uma parede simples. Uma almofada diferente, um vaso de flor ou mesmo aquele porta-retrato com a foto de um momento especial podem fazer toda a diferença.
Para proporcionar bem-estar, a sua decoração deve ter a sua cara. Aposte naquilo que você já tem de especial e faça as combinações certas!

Texto: Larissa Faria
Consultoria: Vanessa Trad., arquiteta. Site:
http://www.vanessatrad.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário










LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


AVISO IMPORTANTE!!!
Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo, eu o removerei ou colocarei os devidos créditos.
Obrigada!!!!