468x60

domingo, 1 de maio de 2011

Como manter a casa limpa e saudável no inverno

Prepare sua casa e proteja a família das crises de
tosse e espirro durante os dias mais frios. Veja o que fazer

família de baixo do cobertor
Aproveite está época boa do ano para ficar com a família: não esqueça de lavar bem os cobertores Foto: Dreamstime

Com a chegada do inverno, a tendência natural de todo mundo é permanecer mais tempo em casa. Tiram-se os cobertores dos armários, as janelas e as portas ficam mais tempo fechadas e o ar circula menos, deixando o campo livre para o ataque de vírus e ácaros. Mas você pode arrumar a sua casa para a chegada das baixas temperaturas e, ao mesmo tempo, evitar as doenças respiratórias e alergias causadas por elas. Com algumas dicas simples, você garante um lar organizado e quentinho durante a estação mais fria do ano. Confira:

Para afastar as doenças desta estação:

Deixe o sol entrar: apesar do ventinho gelado lá fora, deixe portas e janelas abertas por pelo menos 1 hora. Assim você troca o ar viciado pelo ar fresco. Janelas fechadas deixam o ambiente mais vulnerável ao surgimento de mofo e ácaros. Os raios solares matam ácaros e fungos.

Vede as frestas das janelas durante a noite: com feltro ou panos você pode bloquear as entradas de corrente de ar. Detalhe: no dia seguinte, abra as janelas e deixe a brisa invadir o espaço.

Livre-se do pó: os agentes que provocam alergia devem ficar longe nesta época fria. O ideal seria você tirar o pó todos os dias. Se não puder, faça a limpeza pelo menos três vezes por semana.

Arraste os móveis: a cada 15 dias, tire todos os móveis do lugar e remova a poeira acumulada.

Use panos úmidos: usar panos secos na limpeza da casa apenas espalha os agentes que causam alergia.

Lave os cobertores:  após um ano dentro do armário, eles acumulam bactérias e fungos.

Lave as roupas de frio: depois de todo o tempo em que ficaram guardadas, suas roupas de inverno devem ser lavadas e expostas ao sol. Inclusive as peças de lã.

Troque a roupa de cama com frequência: mude os lençóis após uma semana de uso. Para as toalhas de banho, o recomendado é estendê-las para secar ao sol depois do banho e lavá-las a cada quatro dias.

Ponha os objetos para tomar sol: o efeito bactericida dos raios solares é a maior arma contra os ácaros. Coloque cobertores (bem abertos, de preferência no varal), travesseiros e até o colchão para fora pelo menos uma vez por semana. E fique atenta ao "prazo de validade" desses objetos. O ideal é trocá-los periodicamente, já que acumulam muitos microorganismos nocivos ao sistema respiratório (que, no inverno, fica bem mais vulnerável)

Tome cuidado no banho: fuja dos banhos muito quentes e dos sabonetes e cremes perfumados. Isso pode piorar a alergia.

Cuide da higiene do seu animal:  é importante manter a mesma frequência dos banhos dos cachorrinhos durante o inverno. E mais: cuide para que eles circulem apenas em ambientes que estiverem secos e limpos.

Guarde os livros: mantenha livros, papéis e cadernos em armários fechados. Isso evita que eles acumulem poeira.

Controle a umidade: quando o tempo ficar muito seco, coloque uma bacia de água embaixo da cama. Isso facilita a respiração.

Não coma na cama: baratas são atraídas por farelos de comida. A saliva, as fezes e o corpo desses insetos carregam substâncias que provocam crises alérgicas.

Para deixar a casa quentinha e superaconchegante

Crie um ambiente acolhedor: deixe uma manta perto do sofá. As noites na frente da TV se tornam mais prazerosas.

Decore a casa com velas: o fogo é mágico e acolhedor, mas cuidado: coloque as velas sobre um pires com água para evitar acidentes. E lembre-se de apagá-las antes de dormir.

Mude o visual da casa: prefira cores escuras, tecidos mais fofos e abuse de almofadas.

Coloque um tapete felpudo no quarto: não há nada pior do que descer da cama e colocar os pés diretamente no piso frio. Deixe também um par de chinelos sempre à mão.

Instale um aquecedor elétrico nos quartos ou na sala: prefira os modelos a óleo, que não ressecam o ar.

Aposte em mantas e almofadas no sofá: para fazer bonito, você pode escolher entre modelos de pura lã, de algodão ou mesmo fazer uma de tricô ou crochê. Elas são aconchegantes, esquentam e decoram o visual da sala.
Conteúdo do site MdeMulher

Nenhum comentário :

Postar um comentário










LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


AVISO IMPORTANTE!!!
Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo, eu o removerei ou colocarei os devidos créditos.
Obrigada!!!!