468x60

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sabonte Barra de Rosa Damascena

Barra de Rosa Damascena
(Produção: Karina Tiemi | Fotos: Erika Hobo)


O artesão Peter Paiva elaborou um sabonete especial de rosas. Siga as dicas em todos os passos e prepare uma linda lembrancinha para seus amigos, ou simplesmente para vender.
Material
- 1/2 kg de base glicerinada transparente
- 1/2 kg de base glicerinada branca
- Essência de morango
- Essência de rosa damascena
- Corante para cosmético vermelho, amarelo e turquesa
- 30 ml de extrato natural de leite de cabra
- 30 ml de lauril líquido
- Becker (dosador de líquidos)
- Panela esmaltada
- Ralador de legumes (2 tipos)
- Forma em alumínio para esfera nº 6
- Fita adesiva 2,5 cm
- Forma retangular de madeira
- Saco plástico transparente
- Faca sem serra
- Colher inox ou espátula de silicone
- Celofane
Passo-a-passo
1- Com a faca, pique a base glicerinada branca em cubos, coloque-a na panela esmaltada e leve à fonte de calor. Retire do fogo quando atingir estado líquido e reserve.
2- Pegue a esfera nº 6, encaixe-a e vede com a fita adesiva (evita vazamento) e forre as duas formas de madeira com o saco plástico transparente. Reserve em uma superfície plana e arejada.Na base, adicione 10 ml de essência de morango e 20 ml de rosa damascena.


 
3- Misture bem, para que fique homogênea. Separe 100 g e, nessa parte, adicione o corante vermelho até atingir um tom forte. Despeje na forma de esfera e reserve.
4- Na outra parte de glicerina reservada, coloque cinco gotas de corante turquesa e amarelo até atingir a cor verde-limão. Misture bem e despeje metade em uma das formas de madeira. Adicione mais corantes, até atingir a tonalidade verde-folha. Misture bem e despeje na outra forma. Reserve em uma superfície plana e arejada e desenforme assim que as bases estiverem frias e rígidas.


 
5- Para o início da montagem, pegue as esferas e passe no fatiador de legumes, isso resultará em fatias finas com vários tamanhos.
6- Em seguida, passe também a base verde-limão no ralador, isso resultará em caracóis de glicerina. Faça o mesmo processo com a outra tonalidade de verde e reserve separadas as duas cores.


 
7- Forre novamente uma das formas retangulares com saco plástico e despeje os caracóis verde-folha no fundo da forma, fazendo uma camada plana e, em seguida, por cima, faça outras camadas, agora com os caracóis verde-limão.
8- Para montar a rosa, enrole as fatias de glicerina. Comece das menores para as maiores, montando uma rosa do modo tradicional. Encaixe pétala por pétala e, com os dedos, modele a ponta das pétalas, envergando-as por trás. Posicione quatro rosas alinhadas em cima da barra e reserve.


 
9- Repita o passo 1 com a base glicerinada transparente. Nessa base, acrescente 40 ml de essência, 30 ml de extrato natural de leite de cabra e 30 ml de lauril. Misture bem, até ficar homogêneo. Tampe a panela e espere esfriar.
10- Devagar, despeje a base na forma, até preenchê-la. Deixe esfriar totalmente e desenforme. Corte em fatias e embale com o celofane.


Atenção: Não esqueça de colocar a etiqueta de segurança no verso, contendo a indicação do artesanato, essências e propriedades contidas, composição, data de fabricação e validade. Esse sabonete, por segurança e responsabilidade, tem validade de 6 meses a partir da data em que foi embalado.
 

 Site: www.peterpaiva.com.br
Fonte:http://www.nippobrasil.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
AVISO IMPORTANTE!!!
Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo, eu o removerei ou colocarei os devidos créditos.
Obrigada!!!!